metodologia
Trata-se de uma com enfoque na análise qualitativa. A Pesquisa bibliográfica tem como característica explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertação e teses. (CERVO, 2007)
O enfoque qualitativo é fundamentalmente interpretativa. Isso significa que o pesquisador faz uma interpretação dos dados. Isso inclui o desenvolvimento da descrição de uma pessoa ou cenário.(CRESWELL, 2007).
A pesquisa será realizada nas bases de dados LILACS, BIREME e SCIELO com todos os artigos relacionados ao cuidado de enfermagem em ostomias no período de 2011 a agosto de 2013, o interesse no assunto se deve após leitura do mesmo e buscar a atuação da enfermagem nessa área.
Feridas crônicas ocorrem quando o processo de cicatrização se caracteriza por uma resposta proliferativa mais demorada, esta ultima consiste na formação de novos vasos sanguíneos através do tecido de granulação, Elas são de longa duração e podem reincidir frequentemente (MABTUM ET AL., 2004; DEALEY, 1996).
Nos últimos anos, a enfermagem tem aumentando o interesse em buscar evidências científicas para resolver problemas complexos da prática assistencial, assim como outras áreas da saúde. Muitos produtos têm sido utilizados no tratamento de feridas, sem que a enfermagem conheça com exatidão os mecanismos de ação e resultados do contato destas substâncias como as lesões. Rever a produção científica dos enfermeiros sobre a temática pode contribuir para evidenciar o estado d'arte da apropriação, utilização e desenvolvimento de tecnologias de cuidado na área de tratamento de feridas na nossa profissão.(PEREIRA e BACHION, 2005).
A pesquisa será realizada nos meses de agosto de 2013 a julho de 2014. Serão incluídos todos os trabalhos publicados que falem do papel do enfermeiro diante das úlceras por pressão, as inovações nessa área e implementação de plano de cuidados de enfermagem para o referido assunto. Serão excluídos os textos que não foram