Metodologia
CONHECIMENTO E SABER
TAIÓ
2011
NATUREZA HUMANA
CONHECIMENTO E SABER
Trabalho semestral a ser apresentado para a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Administração na Área das Ciências Socialmente Aplicáveis do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
Prof ª.: Andréa Patrícia Probst Isotton
TAIÓ
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04 CONSIDERAÇÕES GERAIS 05 CONCLUSÃO 07 REFERÊNCIAS 08
INTRODUÇÃO
A natureza do homem como ser cognitivo acrescenta-se a sua competência perceptiva, pois a percepção é de alguma forma definida como sendo o próprio conhecimento de um objeto. No processo conhecimento, o mundo sensorial refere-se à apreensão de qualidades sensíveis, enquanto a percepção refere-se à apreensão do objeto como tal.
1 CONSIDERAÇÕES GERAIS
1.1 Natureza Humana
O homem é um ser que expressa o encontro de seu mundo interior com o exterior, através de processos cognitivos. Desse mundo fazem parte todos os fenômenos naturais, metafísicos e aqueles produzidos por sua racionalidade e sociabilidade 1.2.1 Conhecimento 1.2.2 O conhecimento pode ser definido como sendo a manifestação da consciência de conhecimento, diz-se que o conhecimento existe quando a pessoa ultrapassa o “dado”vivido, explicando-o. 1.2.3 O saber sendo essencial e existencial no homem, ocorre entre todos os povos, independentemente de raça, crença,etc.
1.2 Níveis de conhecimento
1.2.1 Conhecimento Científico:
- Categorias
- Esquema
- Reflexão paciente
- Através de fenômenos.
1.2.2 Senso Comum:
- Obviedade
- Evidência
- Superficial
- Assistemático
1.2.3 Teológico:
- Centralidade do homem na criação
- Interpretação
- Explicação
- Reflexão e Lógica
1.2.4 Filosófico
- Dedutivo
- Utiliza Exemplos
- Metafísica além da física
- Perguntas sobre o mundo
CONCLUSÃO
É necessário se ter ciência que o homem