Metodologia O Ponto De Muta O
O filme O Ponto de Mutação estreado em 1990 nos Estados Unidos da América e filmado em Mont Saint Michel, foi dirigido pelo arquiteto Bernt Capra, designer de produção que também dirigiu os filmes This Is Spinal Tap e Bagdad Café, baseado no livro The turning Point escrito por seu irmão Fritjof Capra. Fritjof era um físico teórico e escritor, com doutorado em física, que escreveu outros livros como O Tao da Física (1975), e Sabedoria Incomum (1988).
Ocorre no filme um diálogo entre três pessoas, um político, uma cientista e um poeta, que durante a trama fazem reflexões existenciais, como a necessidade de uma nova visão de mundo.
O político defende o estruturalismo, possui uma visão fragmentada, e age de forma imediatista procurando resolver os problemas da sociedade sem levar em consideração todo o sistema, partindo das estruturas para providenciar melhorias sociais.
A cientista interpreta os fatos de forma sistêmica, e quando descobre que suas experiências seriam usadas para o projeto Guerra nas Estrelas, resolveu afastar-se do trabalho e recolher-se do local onde o filme se passa, no filme ela propõe discussões idealizando formas de ação e o foco maior é a preservação.
O ponto de equilíbrio entre os dois é feito pelo poeta que representa a personificação da dialética, mostrando aos outros dois personagens que o extremismo nunca chegará a uma solução satisfatória.
Apesar do baixo investimento em estrutura, o filme apresenta grande conteúdo intelectual e contribui no engrandecimento no tocante a compreensão das dinâmicas de evolução sócio-econômicas e científicas.
Referência Bibliográfica
O ponto de Mutação, Bernt Capra. Estados Unidos, DVD. 112 min. Color. Legendado.