Metodologia no ensino de "introdução ao calculo"
A METODOLOGIA NO ENSINO DE “INTRODUÇÃO AO CÁLCULO”
CURITIBA
2011
A METODOLOGIA NO ENSINO DE “INTRODUÇÃO AO CÁLCULO”
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Tuiuti do Paraná, como requisito avaliativo para o 2º bimestre da Disciplina de Comunicação e Expressão.
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
1.1 INTRODUÇÃO 04
2.1 DESENVOLVIMENTO 05
2.1 MÉTODO DEDUTIVO 05
2.2 O MÉTODO APLICADO NO CÁLCULO 05
3.1 CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS 08
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo de analisar os conceitos da metodologia e do método utilizados para sustentar o paradigma proposto pela disciplina de “Introdução ao Cálculo”. O método se constitui de meios pelos quais uma pesquisa científica é conduzida e desenvolvida, ou nesse caso, o caminho a ser seguido durante o aprendizado de cálculo. Para isso, a metodologia desenvolve ferramentas, meios para auxiliar essa caminhada.
2. DESENVOLVIMENTO
Para um melhor entendimento a respeito dos itens abordados neste trabalho pesquisou-se o método, a metodologia e o ensino de “Introdução ao Cálculo”.
2.1 MÉTODO DEDUTIVO
De base racionalista, caracteriza-se a partir de premissas gerais em busca de uma verdade particular. Pressupõe que apenas a razão pode conduzir ao conhecimento verdadeiro. Partindo de princípios reconhecidos como verdadeiros e inquestionáveis (premissa maior), o pesquisador estabelece relações com uma proposição particular (premissa menor) para, a partir de raciocínio lógico, chegar à verdade daquilo que propõe (conclusão). Assim sendo, a dedução é o processo mental contrário à indução. Através da indução, não produzimos conhecimentos novos, porém apontamos conhecimentos que antes estavam implícitos. O homem