Metodologia do trablaho cientifico
Capítulo II
O TRABALHO ACADÊMICO: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ESTUDO NA UNIVERSIDADE
2.2. Leitura e Documentação
2.2.1. Diretrizes para a Leitura, Análise e Interpretação de Textos
1.a. Delimitação da unidade de leitura;
O leitor deve estabelecer uma unidade de leitura para que possa trabalhar sobre ela e assim compreende-la. A leitura deve ser feita por etapas após o processo, o leitor se verá apto para fazer um raciocínio sobre a leitura.
1.b. A análise textual;
A análise textual é onde o leitor começa a conhecer os aspectos do texto. Com uma leitura atenta buscando sentir o estilo e método do texto. Durante a leitura o leitor devera fazer o levantamento dos elementos básicos e todos os pontos de duvidas. O primeiro esclarecimento são os dados a respeito do autor do texto. Deve-se assinalar, o vocabulário para a compreensão do texto, há sempre alguns conceitos que dão sentido a mensagem. Quando o texto precisa de maiores esclarecimentos esses são encontrados em dicionários, textos de historia, manuais didáticos ou monografias. A busca dos esclarecimentos torna o texto menos cansativo, obtêm maiores informações, torna-o mais claro e a leitura mais enriquecida.A analise textual pode ser encerrada com uma esquematização.
1.c. A analise temática;
A analise temática é a etapa da compreensão da mensagem, procura-se ouvir o autor, aprender, sem intervir nele, trata-se de fazer ao texto uma série de perguntas cujas respostas fornecem o conteúdo da mensagem. É preciso captar a perspectiva de abordagem do autor, o âmbito dentro do qual o tema é tratado. Capta-se a problematização do tema onde se revela a ideia central, que representa o núcleo essencial da mensagem. É com base na analise temática que se pode construir o ornograma lógico de uma unidade.
1.d. A analise interpretativa;
A analise interpretativa visa sua interpretação, mediante a situação das ideias do autor, tomar uma posição própria a respeito das