Metodologia do trabalho cientifífico
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DISCIPLINA: Metodologia do Trabalho Científico
PROFESSORA:
ALUNO (A):
ESTUDO DIRIGIDO
1. Considerando o primeiro Capítulo: Universidade, Ciência e Formação Acadêmica, do Livro “Metodologia do Trabalho Científico”, de Antônio Joaquim Severino. Em que medida o tripé (ensino, pesquisa e extensão) contribui para a formação científica e profissional.
Tal tripé forma um ciclo dinâmico e interativo em que a pesquisa aprimora e produz novos conhecimentos, os quais são difundidos por meio do ensino e da extensão, fazendo com que esses três pilares balizadores da formação universitária tornem-se complementares e interdependentes, atuando de forma sistêmica.
O ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto atividades complementares e interdependentes precisam ter valorações equivalentes no sistema universitário, sob o risco de desenvolver conhecimento reduzido.
A qualidade e o sucesso dos profissionais formados pelas universidades dependem, em grande parte, do nível de interação e articulação entre esses três pilares do conhecimento uno e multidimensional. É difícil conceber um aluno universitário bem sucedido sem a influência de uma formação sistêmica, isto é, ampliada e integrada, propiciada pelo ensino, a pesquisa e a extensão.
O princípio da integração entre os pilares em questão reflete um conceito de qualidade do desempenho acadêmico capaz de favorecer a auto-reflexão crítica, a emancipação teórico-prática e o significado de responsabilidade social proporcionado pela aproximação entre a universidade e a comunidade.
A concretização desse princípio supõe, portanto, a realização de projetos coletivos inseridos na comunidade e a integração dos diferentes saberes profissionais para a apreensão dos problemas de forma