metodologia do trabalho cientifico
Santo Agostinho:
Inspirada em Platão, pregava uma cisão entre alma e corpo, sendo a alma uma manifestação divina no homem, elo de ligação entre o homem e Deus,e também a sede da razão e do pensamento, o que motivava os esforços no sentido de sua compreensão.
São Tomas De Aquino:
Ele foi buscar em Aristóteles a distição entre essência e existência. Considerava que os homens tinha em sua essência a busca pela perfeição, o que era possível, através da sua própria essência.
Distanciando-se neste ponto de Aristóteles, São Tomas De Aquino afirmava que ao buscar a perfeição o homem busca a Deus, e que somente ele seria capaz de unir a essência e a existência em termos de igualdade. Neste sentido podemos perceber que suas ideias foram marcadamente influenciadas por dogmas religiosos.
Concepcão filosófica que influenciaram o surgimento da psicologia científica:
Tais filosofias tinham concepções marcadamente mecanicistas, o que acabaou por influencia a psicologia. As concepções mercanicistas propunham entender o universo como uma grande máquina, e todos os processos naturais poderiam ser explicados por leis da física, ciências que servia de modelo orientador para os estudos em psicologia.
A Psicologia científica:
Pertencente em sua origem aos campos da Filosofia, para chegar a se constituir como uma ciência reconhecida e legitimada pela comunidade científica do século XIX, os estudos em Psicologia tiveram que ser organizados seguindo parâmetros condizentes com os que balizavam as pesquisas das ciências naturais, além circunscrever com precisão o seu objeto de estudo. Assim, se enquanto participava apenas do discurso filosófico a Psicologia refletia sobre questões como a alma, a vida após a morte e outros temas afins, em sua ascensão ao discurso científico, a Psicologia estabeleceu limites ao que pertenceria ao seu corpo de investigação.
Faculdade Internacional Da