Metodologia do trabalho cientifico
326 palavras
2 páginas
O ser humano por sua natureza é um ser social e político. Ninguém por sí só já nasce possuindo o espírito crítico. O espirito crítico é a busca de ver a realidade, escolher, explorar as possibilidades, para obtê-lo é necessário crescimento e amadurecimento, e consequentemente seguindo de etapas, buscando sentido da prova. Este sentido conduz o sujeito a um conhecimento de julgar a sí mesmo averiguar seus próprios conceitos e ponto de vista, e não deixar ser influenciado. A falta de sentido de prova faz com que vejamos a realidade não como ela de fato, mas como queremos vê-la e como os nossos interesses impõem. O segundo caráter para obter o espirito crítico e o dogmatismo, ao estudar e analisar a realidade, só é capa de ver aquilo que lhe convém, e esta de acordo com a própria opinião por mais concreto que seja as razões não lhe interessam possuir firmeza nas afirmações, e isso exige um esforço de objetividade e de fuga da imaturidade do entendimento.
Orientar-se pelo senso de realidade, ver as coisas como elas realmente são ter humildade, coragem de reconhecer que as explicações são consideradas válidas, não era suficientemente convincentes, capaz de reconhecer que a realidade é, de fato, diversa daquilo que se imagina que ela fosse. O que se possui hoje em termos de conhecimento, é resultado de uma imensa trajetória que deve ser continuada, pois a vocação do homem não é apenas a de usufruir d produto do esforço dos outros, mas sim de se engajar ativa e criticamente no processo do conhecimento.
Isso tudo são métodos de conhecimento, a prática dos mesmos são de grande validade na vida, pois agir criticamente é antes de qualquer coisa a marca de todo ser humano que consciente de seu papel na história está disposto a analisar e criticar o mundo.