Metodologia do assistente social
Instrumental tecnico-operativo utilizado para a efectivação do trabalho com as famílias
Os encaminhamentos, são efectuados quando a família e um ou os seus membros precisa de um atendimento inexistente na estrutura do serviço na qual esta inserida, tais como: atendimento odontológico, fonoaudiologico, psiquiátrico, etc.
São importantes para resolver problemas vivenciados pelos usuários
As reuniões, incluem desde as da equipa técnica, para estudo do caso ou para avaliação do trabalho realizado, até reuniões com grupos, como os de mães, mulheres, terapêuticos e familiares
A visita domiciliar, é realizada em alguns casos por outros profissionais, como é o caso do psicólogo.
É uma prática relevante no Serviço Social conforme descreve Silva
A entrevista é muito utilizada quando o profissional precisa obter dados da família. Para Souza (1998), um dos maiores problemas da utilização da entrevista na área social é a questão da objetividade, de conseguir separar as informações dos sentimentos que surgem durante a abordagem.
O entrevistador, na “busca pela objetividade, esforça-se’ por ignorar as sensações, a imaginação, a arte e o lúdico, ao realizar e analisar a entrevista, deixando na maioria das vezes de abordar ou mesmo de referir-se à ‘arte’ e ao ‘sentir’ como processos de ação-reflexão-ação” (Souza, 1998:30).
O estudo social e o parecer social apareceram poucas vezes (3) na pesquisa se considerarmos ser este um instrumento específico da área do Serviço Social.
O estudo social é utilizado pelo assistente social para orientar o seu trabalho, tanto no planejamento de intervenções como para demonstrar a situação sobre uma realidade investigada ou trabalhada, proporcionando-lhe respostas às necessidades da atuação profissional (Pizzol, 2001).
O parecer social é parte integrante do estudo social, em que o profissional, baseado nos dados coletados durante o estudo e procedendo a análise à luz de um