Metodologia de projeto em arquitetura e urbanismo
Sumário 1. Tema 2 2. Objeto de Estudo 2 3. Lugar 2 4. Problemática 2 5. Objetivos 4 6. Resposta arquitetônica 5 7. Metodologia 5 8. Cronograma 6 9. Referências bibliográficas 7
1. Tema Requalificação urbana. Vê-se necessária frente à degradação assistida pelo próprio envelhecimento das edificações e das infraestruturas, que se tornam sobrecarregadas e incompatíveis com as demandas de uso do solo. A requalificação visa então promover intervenções que compatibilizem o desenho urbano com os novos fluxos, usos e necessidades. 2. Objeto de Estudo Micro e macro dinâmicas associadas ao corredor Faria Lima e ao bolsão Largo da Batata. 3. Lugar
Largo da Batata.
Nome recentemente oficializado para a região que consiste entre as ruas Martim Carrasco, Fernão Dias, Teodoro Sampaio, dos Pinheiros e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, foi o ponto de desenvolvimento inicial do Bairro de Pinheiros, maior distrito da capital.
Perímetro do Largo da Batata. Fonte: G1 SP 4. Problemática
A área de pouco mais de 10 ha, se desenvolveu a partir de um desenho a quem, até hoje, das necessidades sociais que ela representa para a região e para a cidade, por sua localização estratégica de conexão, transição e articulação. O que se nota é uma grande disponibilidade espacial subordinada e gerada por uma circulação desordenada, enquanto na verdade a relação deveria ser inversa.
Dai depreende-se que nesta área o espaço público não se configura como um espaço de qualidade, que atenda as necessidades do homem de circulação e de apoio a esta circulação, tornando a relação deste com o espaço, na verdade, uma relação de submissão as condições impostas pelos vazios e fluxos. O homem deixa de ser o agente transformador determinante, o que agregaria qualidade à área, já que ela deveria ser doada a suas necessidades.
A Operação Urbana Faria Lima prevê uma série