Metodologia de pesquisa
2 PROBLEMA
A profissão mais desvalorizada no Brasil é também a mais importante na formação dos cidadãos. É assim que se encontra a situação de todos os professores no país. O Brasil há muito, vem perdendo grandes profissionais pelo fato da sociedade não reconhecer mais a importância dessa profissão. Ser professor sempre foi um motivo de orgulho e satisfação. Passar anos em uma universidade, estudando e aprendendo, esperando o momento em que você mesmo poderá estar no lugar de seu professor. O momento em que irá entrar em uma sala de aula e vai poder repassar tudo o que lhe foi ensinado, e ainda por cima, aprender muito com seus alunos.
Tendo em vista sua formação, essa profissão era considerada umas das mais importantes, se não a mais importante. Infelizmente, há muito que já não é mais assim. Quando escolhemos uma carreira, desejamos nos entregar de corpo e alma ao que nos é dedicado, e quando é de nosso agrado, a satisfação vem logo depois. O grande problema é que muitos de nossos melhores profissionais da educação estão passando por momentos extremamente difíceis. Um educador precisa estar satisfeito com seu trabalho, se não o for, quem acaba sendo prejudicado são os alunos. O que vemos hoje são insatisfação e revolta por parte dos professores, principalmente os que atuam em escolas estaduais. Paralizações, greves e manifestações pedindo melhores condições de trabalho.
Muitas escolas públicas estão instaladas na cidade de Santa Cruz do Sul, desde os bairros de condições mais precárias até os mais nobres, por exemplo. Os professores sempre serão os mesmos, a educação e os ensinamentos que lhe foram dados nunca mudarão. O que difere são as condições de trabalho que lhe são oferecidas.
Professor de escola pública, de universidade. Professor de matemática, de língua estrangeira. As opções são variadas, assim como as