Metodologia de estudo de caso
a) (V) Pode-se dizer que ciência, como conhecimento científico caracteriza-se pelo conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva.
b) (F) O método é o conjunto coerente de procedimentos racionais ou prático-racionais que orienta o pensamento para serem alcançados conhecimentos válidos. No processo de investigação científica apenas o método dedutivo pode ser aplicado.
Visto que os procedimentos de investigação científica não são plenamente previsíveis, com roteiros definidos e infalíveis, estes são sempre busca e investigação. (...) o ideal é que o pesquisador empregue “métodos, e não um método em particular, que ampliem as possibilidades de análise e obtenção de respostas para o problema proposto na pesquisa”. (Silva e Menezes, 2001)
c) (F) O método dedutivo se assemelha ao método indutivo pelo processo de raciocínio.
Se compararmos os métodos indutivo e dedutivo, podemos concluir que o raciocínio indutivo leva a conclusões prováveis, porém mais gerais do que o conteúdo das hipóteses enquanto que o pensamento dedutivo leva a conclusões inquestionáveis, porém já contidas nas hipóteses.
Enquanto o método dedutivo parte do conhecimento de dados universais para a conclusão de questões mais específicas e particulares, o método indutivo, por sua vez, parte de uma análise de dados particulares, encaminhando-se para noções gerais
d) (V) Considera-se o método dialético um processo de discussão que gera sempre mais discussões.
2) O seu livro didático apresentou também tipos de pesquisa quanto ao delineamento (meios de investigação). Diante dos conhecimentos