Metodologia da pesquisa
O conhecimento científico se caracteriza pela busca da compreensão dos fenômenos existentes através da utilização de procedimentos metódicos em suas investigações. O conhecimento popular é prioritariamente intuitivo, imediato, concreto e não se pauta pela lógica. O conhecimento filosófico tem como base conceitos subjetivos, relacionados ao conhecimento especulativo, o qual busca constantemente o sentido do mundo e das coisas através de hipóteses que podem ou não ser submetidas à observação, ou seja, geralmente não são verificáveis e, portanto, não podem ser confirmadas ou refutadas.
2 – Explica o que significa método? O termo Método tem origem na palavra grega “methodos”, que significa “caminho para chegar a um fim”. Trata-se, portanto, de um conjunto de processos que devem ser executados para produzir e processar um sistema, definindo “o que” e “como” algo deve ser feito.
3 – Diferenciar método quantitativo e método qualitativo?
Método quantitativo tem como base critérios estatísticos rígidos, os quais servem como parâmetro para definição do universo da pesquisa em questão. Método qualitativo qualitativa tem caráter exploratório, ou seja, estimula o sujeito a expressar-se livremente sobre um determinado tema, objeto ou conceito.
4 – Explica o que é: Pesquisa, Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa de Campo e Pesquisa Explorativa?
Pesquisa é um processo sistemático que tem como objetivo a construção do conhecimento e ou efetuar conhecimentos pré-existentes.
Pesquisa Bibliográfica Este tipo de pesquisa baseia-se na consulta a livros ou outros tipos de documentação escrita (periódicos, artigos, dissertações, teses, etc.) a fim de obter subsídios para a compreensão de um fenômeno ou responder perguntas de pesquisa.
Pesquisa de Campo É utilizado para confirmar ou refutar hipóteses formuladas e a constatação da existência ou não de relações entre fenômenos,