Etica
R. Ética e Moral possuem diferentes significados. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “carater”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é a ciência ou filosofia que fará a eleição das melhores ações tendo como horizonte o interesse coletivo, universal. A ética esta associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. A ética é o conjunto de valores/principios que orientam comportamentos e maneiras de pensar e agir voltado para as melhores ações com base no interesse de toda a comunidade. É a partir da reflexão do comportamento da sociedade (moral) que a ética cria normas universais (para o grupo) com a finalidade de estabelecer as melhores ações.
Moral não tem pretensões de universalização, porque ela tem como base o próprio comportamento social, não uma reflexão sobre ele. É algo particularizante em relação a ética, envolta em subjetividades e diversificada demais para sustentar leis objetivas. A moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. A moral tem por base o próprio comportamento social, conforme costumes, tradições, não é uma reflexão filosófica ou cientifica, não é normativa e baseia-se no comportamento da sociedade.
A importância da ética e moral no cotidiano: Enfim, todos nós precisamos ter ética e moral no cotidiano, precisamos ter bons comportamentos, tanto na vida pessoal, quanto na vida prossional, principalmente nós, futuros operadores do direito, que sempre seremos julgados pelas nossas atitudes e comportamentos.
Em nossa atualidade existe uma perda de valores, como a honestidade. Se torna quase que “comum” o entendimento que furar filas de bancos, aceitar troco errado, estacionar em vaga destinada a idosos entre outras quebras de honestidade.