Metodologia da pesquisa jurídica
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar técnicas de pesquisa, visando aperfeiçoar e auxiliar o estudante na organização de seus estudos e elaboração de trabalhos.
Apresentaremos os melhores métodos de pesquisa. Serão dadas dicas de como não se perder em anotações para estudo, onde e como buscar sua pesquisa e quais são os erros mais comuns cometidos por pesquisadores iniciantes.
Tendo como finalidade auxiliar as nossas produções acadêmicas futuras como: TCC, defesa de tese e monografia.
Técnicas de Pesquisa
Deve-se compreender fonte como informação essencial para a construção do conhecimento sobre o objeto pesquisado. E também a diferença entre fontes primárias e secundárias. Sendo que:
Fonte primária é o objeto em análise. Exemplo: em um laboratório a fonte primária será os resultados obtidos a partir da experiência química.
Fonte secundária serão os comentários sobre a fonte primária.
Alguns cuidados são necessários e recomendáveis na elaboração de uma pesquisa, sendo os principais:
Não se pode basear em uma fonte secundária para asseverar a existência de um dado primário.
Não esgotar a fonte primária, ler cuidadosamente buscando a interpretação e não somente para a satisfação proposta pelo projeto.
Ter consciência de que manual não é fone primária, ele raramente sequer é fonte secundária. Por manual, entendem-se os livros didáticos.
Tomar cuidado quanto à confiabilidade dos dados obtidos. Eles devem provir de fontes inidentificáveis, e devem ser completos.
Lembrar-se de tomar notas de tudo àquilo que se é pesquisado, sendo bibliografia ou palavras-chave. Manter um método coerente e constante de pesquisa, ou seja, usando a mesma forma de anotação.
Elementos básicos da pesquisa bibliográfica
A biblioteca
Nos primeiros anos escolares era chamada pesquisa o