metodologia da pes
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA – FACAPE
COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROF. JOSENILTON NUNES VIEIRA
SÍNTESE DOS ESTUDOS SOBRE O LIVRO METODOLOGIA CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
1
Nos dez capítulos da obra Metodologia Científica em Ciências Sociais, Demo (2012) traz uma visão geral da Ciência Social, esclarecendo inicialmente, sobre os conceitos relacionados à metodologia, a pesquisa e a ciência. Na sequência, desenvolve uma reflexão densa e esclarecedora a respeito dos conhecimentos de natureza científica, critica determinadas posturas, especialmente, ao argumento de autoridade e a neutralidade científica, indicando as potencialidades para superação dos limites de uma ciência burguesa e a necessidade de produção de uma ciência que contribua para a superação das desigualdades sociais.
Na segunda parte da obra em questão, o autor discute as contribuições das diferentes abordagens que têm sido utilizadas com maior frequência nas pesquisas em ciências sociais e humanas. Nesse sentido, faz uma profunda reflexão sobre o empirismo/positivismo, a dialética, o estruturalismo, sistemismo/funcionalismo e as metodologias alternativas derivadas do materialismo histórico dialético, da fenomenologia e da hermenêutica. Em cada uma desta são apresentados os limites e as potencialidades como contribuição ao desenvolvimento da ciência.
No tocante ao conceito de metodologia, Demo (2012, p. 11) nos ensina que esta é compreendida como “estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência”. Portanto, a metodologia consiste em instrumentalizar para a compreensão dos processos e percursos trilhados na produção do conhecimento científico nas diferentes áreas da atividade humana, pois fornece os elementos da crítica aos métodos empregados e aos limites deles decorrentes. Por esta razão a metodologia científica compõe o