Metodologia Ciêntifica
Os trabalhos científicos são assim denominados pela sua natureza e pelo modo como são elaborados, isto é, segundo as normas da ciência.
Para Severino (2007, p. 100), a ciência é sempre uma articulação do lógico com o real, o “enlace de uma malha teórica com dados empíricos”.
Na próxima unidade, trataremos dos paradigmas epistemológicos que constituem a malha teórica da ciência. Por enquanto, vamos indicar as características dos trabalhos científicos mais usados pelos universitários.
1. SEMINÁRIO
Consiste na apresentação de um conteúdo predeterminado para a turma ou outro grupo de pessoas. Portanto, um seminário se torna uma ferramenta muito utilizada nas salas de aula dos cursos universitários, porém, o mais importante é que, se bem feito, torna-se uma ótima oportunidade de estudos e reflexões para o desenvolvimento do aluno.
Os seminários, de modo geral, envolvem todos os integrantes da turma. Os alunos que apresentam aprendem, pois precisam estudar para isso, e os demais aprendem com a apresentação dos colegas. Na preparação de um seminário, é importante que todos os componentes do grupo (se for o caso) participem de todas as etapas. Muitos alunos dividem o conteúdo que será apresentado, mas assim o conhecimento fica fragmentado e fora de contexto, o que com certeza acarretará em uma má apresentação.
Na elaboração de um seminário, alguns passos devem ser seguidos:
a) pesquisar sobre o assunto em diferentes fontes (livros, artigos, internet);
b) ler e resumir o material a ser apresentado;
c) preparar o material audiovisual de apoio. Esse material deve chamar a atenção dos ouvintes aumentando o interesse pela apresentação;
d) ensaiar a apresentação. Isso não significa decorar, e sim ter intimidade com o material audiovisual e prever o tempo de apresentação.
2. ARTIGO
Também é um trabalho científico, tanto pela sua estrutura de elaboração quanto pelo seu conteúdo, cuja finalidade é divulgar estudos e pesquisas