Metodologia científica
Professor:
NETO, Frederico Ayres de Oliveira
Docentes:
ERGONOMIA EM TRABALHO DE ENGENHARIA
Na era global, a sociedade almeja bem-estar e satisfação no trabalho no ambiente doméstico e no espaço de trabalho. Nesse contexto a ergonomia entra como uma grande aliada para melhorar a vida do homem moderno. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar as condições do trabalho dos funcionários da Empresa de Montagens e Projetos Elétricos no aspecto ergonômico, procurando assim promover a redução de adoecimento devido a fatores ergonômicos.
Resumo
Dentre as disciplinas ministradas no curso de Engenharia de Produção, a Ergonomia despertou o interesse do autor em realizar um aprofundamento do tema e aplicar métodos ergonômicos em uma empresa a fim de obter maior adequação em postos de trabalho e talvez obter, como ganho secundário, uma maior produtividade.
Ao oferecer melhores condições de trabalho, a ergonomia reduz a fadiga e o “stress” e consequentemente promove o aumento do bem-estar e da produtividade dos colaboradores. Assim, foi feita uma coleta de dados, para identificar e registrar as más posturas no trabalho. Foi entregue um questionário aos funcionários a fim de que fossem avaliadas as condições do posto de trabalho. Foram observados os tempos de permanência de diferentes combinações das posições do dorso, braços e pernas. No final foram propostas medidas de correção postural e de adequação do posto de trabalho ao operador.
Introdução
A Análise Ergonômica figura como um instrumento de essencial importância num sistema produtivo, quer de produto ou de serviço, não só para proporcionar conforto e segurança ao trabalhador (usuário) mas, também, para extrair deste maior produtividade, com conseqüência no aumento dos lucros e na diminuição das perdas.
Os fatores da natureza ergonômica (força excessiva, alta repetitividade de um mesmo padrão de movimento, posturas incorretas dos membros superiores,