Metodologia científica
Lia Hasenclever1
A palestra está dividida em quatro seções. Na primeira seção iremos discutir o que é ciência. Na segunda seção abordaremos uma estratégia de decisão e ação para a pesquisa e na terceira seção a apresentação e a comunicação dos resultados científicos, com ênfase na apresentação de monografias. Finalmente, na quarta seção, discutiremos os temas apresentados nas seções anteriores. O que é Ciência?
Na visão do senso comum, conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas resultam de uma maneira rigorosa de obtenção de dados por meio de observação e experimentação. A ciência é baseada em coisas concretas. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas são preteridas em favor da objetividade. A confiança no conhecimento científico decorre da sua possibilidade de prova objetiva.
Seria a ciência a religião dos tempos modernos? E os cientistas os seus infalíveis sacerdotes na revelação da Verdade? Ou ela deveria ser encarada como uma das formas de saber, um empreendimento humano na busca de verdades parciais?
Refletir sobre o que é ciência significa entender seus métodos de trabalho, práticas e objetivos.
Vamos começar examinando a seguinte afirmação:
A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico: o anarquismo teórico é mais humano e suscetível de encorajar o progresso do que as alternativas respeitadoras da lei e da ordem. Paul Feyerabend, 1975.
Paul Feyerabend - historiador e filósofo das ciências da Universidade de Berkeley, Califórnia - ao escrever a frase acima, estava convencido de que a complexidade da história da ciência e de suas
1 Professora Doutora do IE/UFRJ
1
revoluções é sempre mais rica em conteúdo, mais variada, mais multifacetada, mais viva e sutil do que qualquer historiador ou metodólogo podem imaginar.
Desta forma, o autor considera que o anarquismo, independente de valorações ou opções sobre filosofias políticas, é um