Metodologia científica
1- CONCEITUE MÉTODOS
Método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos validos e verdadeiros traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
2- FALE SOBRE O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO MÉTODO
A preocupação em descobrir e, portanto, explicar a natureza vem desde os primórdios da humanidade, quando as duas principais questões referiam-se às forças da natureza, a cuja mercê vivia os homens, e à morte. O conhecimento mítico voltou-se à explicação desses fenômenos, atribuindo-os a entidades de caráter sobrenatural. A verdade era impregnada de noções supra-humanas e a explicação fundamentava-se em motivações humanas, atribuídas as “Forças” e potências sobrenaturais.
À medida que o conhecimento religioso se voltou, também, pára a explicação dos fenômenos da natureza e do caráter transcendental da morte, como fundamento de suas concepções, a verdade revestiu-se de caráter dogmático, baseada em revelações da divindade.
O conhecimento filosófico, por seu lado, volta-se para a investigação racional na tentativa de captar a essência imutável do real, através da compreensão da forma e das leis da natureza.
O senso comum aliado à explicação religiosa e ao conhecimento filosófico orientou as preocupações do homem com o universo. Somente no século XVI é que se iniciou uma linha de pensamento que o propunha encontrar um conhecimento embasado em maiores garantias, na procura do real. Não se buscam mais as causas absolutas ou a natureza intima das coisas; ao contrário, procura-se entender as relações entre elas, assim como a explicação dos acontecimentos, através da observação cientifica aliada ao raciocínio.
O conceito moderno de método (independente de qual tipo, para tal, consideramos, como Bunge, que o método cientifico é a teoria da investigação.
3- EXPLIQUE AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTIFICO SEGUNDO BUNGE
a)