Metodologia Cientifica
b) Traçar os gastos que a cidade e sua população têm a cada vez que isso ocorre.
c) Avaliar a história do sistema de drenagem, e então decidir que tipo de sistema de drenagem seria mais apropriado para essa cidade. 4. Enchentes não preocupam apenas metrópoles como Nova York e São Paulo, cerca de outras 20 cidades pelo mundo também têm zonas de alagamento, sendo entao um problema global, que sempre preocupa. Há anos imagens são mostradas na televisão e em outras redes de mídia o estrago que uma enchente pode provocar em uma cidade, incluindo mortes. Um engenheiro é responsável por construir o sistema de drenagem de uma cidade, portanto considero enchentes um tema relevante para um projeto de pesquisa. 5. Toda vez que uma nova inundação importante ocorre, surgem vários “palpites” para explicála ou justificála. Em geral, jornalistas falam em “quantos milímetros de chuva caíram” e os valores apresentados variam bastante. Na verdade, esses números não significam nada, porém com certeza, induzem a interpretações equivocadas com relação à realidade do evento. Uma enchente se constitui numa ocorrência bem mais complexa do que apenas os milímetros de chuva caídos.
Primeiramente é preciso distinguir a causa, intensidade de uma precipitação do seu efeito, a vazão resultante num determinado curso d’água.
Uma mesma intensidade de chuva ocorrida em um certo local, quando se repetir, com certeza causará danos muitos maiores tendo em vista que o processo de urbanização desordenado impermeabilizou mais o solo, dificultando a sua infiltração e