METODOLOGIA CIENTIFICA
Metodologia de Pesquisa e do Trabalho Científico
If A = success, then the formula is:
A=X+Y+Z
X is work.
Y is play.
Z is keep your mouth shut.
Albert Einstein (apud Marcos Duarte)
• Existe uma crença infundada generalizada que se criou à volta do sucesso escolar de
Albert Einstein, que é de que ele seria um mau aluno nos primeiros anos. Existe alguma confusão entre as ansiedades sentidas pelos familiares e alguns episódios de natureza disciplinar e o real sucesso escolar de Einstein.
• Clark (1980, p.27) refere neste aspecto que “os familiares até acreditavam que ele poderia ter algum tipo de dislexia”.
• No entanto, Pais (1995, p.45) refere que “O menino inicialmente lento tornou-se o melhor aluno na escola (a crença generalizada de que era um aluno fraco é infundada) (…)”.
• A prova que a educação formal de Albert correu bem desde cedo é patente na carta escrita por Pauline Einstein em 1º de Agosto de 1886 à mãe (Jette Koch) em que dizia:
“Ontem Albert recebeu as notas; foi novamente o melhor, o boletim é brilhante” (PAIS,
1995, p.43).
• Se para a Matemática e para as ciências naturais ele era mais do que bem dotado, possuidor de grande intuição e habilidade lógica, para as disciplinas que exigiam capacidade de memória as suas aptidões escolares não eram tão grandes. Geografia,
História e Francês constituíam obstáculos quase intransponíveis. As áreas que tinham um caráter mais físico como a ginástica e o desporto eram-lhe naturalmente antipáticas.
Ciência, pesquisa e sociedade do conhecimento
“A cada dois ou três séculos ocorre na história da sociedade ocidental uma grande transformação. (...) Em poucas décadas, a sociedade se reorganiza...
Depois de cinquenta anos, existe um novo mundo. E as pessoas nele nascidas não conseguem imaginar o mundo em que seus avós viviam e no qual nasceram seus pais.” (DRUCKER, 1999).
PLANO DE ENSINO
• Diante dos pressupostos colocados