Metodologia cientifica
É o processo feito pelo leitor ou ouvinte, onde ele seleciona os principais dados para posteriormente aproveita-los. É importante que os dados coletados tenham capacidade de dá ênfase e consistência ao trabalho.
1.1 - Notas de aula e palestras Para o ouvinte de uma aula ou palestra é fundamental ter atenção ás palavras de ordenação, tais como, “em primeiro lugar”, “em seguida” entre outras. Ajudará a identificar os principais tópicos da aula a interpretação dos gestos e as inflexões de voz.
Deve-se dá atenção especial ás palavras que tenham significado peculiar no contexto.
1.2 – notas de material bibliográfico e documentação em geral.
Recomenda-se uma leitura completa do material, antes de iniciar as anotações, marcando as principais ideias com sublinhas ou qualquer outro recurso. A leitura completa possibilita uma visão global do material, permitindo assim uma melhor seleção de dados.
Os apontamentos devem ser suficientemente claros, completos e organizados, além disso, as notas devem ser o mais completa possível, mas não tão extensas.
Devem-se manter juntas as notas de mesmo assunto e organizar os apontamentos no decorrer do trabalho.
Pode-se citar as palavras do autor ou elaborar pessoalmente. Nos casos de cópias exatas utilizam-se aspas duplas antes e depois das orações.
1.3 – Como anotar 1.3.1 – notas corridas
Nestas notas deve-se escrever apenas palavras ou orações chaves que deverão ser ampliadas e especificadas, afim de que nenhum detalhe importante seja esquecido.
1.3.2 – notas esquemáticas
Esses tipos de notas consistem em uma sequência que ordena claramente as partes principais do conteúdo, deixando clara sua hierarquia. É utilizada principalmente para a organização de notas corridas e organização de texto para estudos.
1.3.3 – notas em forma de resumo
É uma versão completa do conteúdo original, porém condensada. É importante diferenciar o que é importante do que é só acessório. É adequado