metodologia cientifica
Marconi, Marina de Andrade: Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, Atlas, 2009. Capitulo 03, p. 75.
O CONHECIMENTO
Conhecimento Popular
Senso comum ou conhecimento popular é uma forma de compreensão do mundo obtida através da herança de um grupo social e das experiências por eles vividas. É um tipo de conhecimento que se acumula no nosso dia-a-dia, e se baseia na tentativa e erro.
Não há análise profunda e cientifica dos fatos no senso comum, apenas o conhecimento do indivíduo que vai sendo passando por gerações. O senso comum é o conhecimento que usamos no cotidiano: o que é intuitivo. Um exemplo de senso comum que temos em nosso país é que todo politico é corrupto.
Conhecimento Filosófico
Busca o conhecimento por meio do questionamento e do debate. Parte do método racional e trata de questões imensuráveis e metafísicas. O conhecimento filosófico busca através do raciocínio logico, responder às grandes indagações do homem.
O conhecimento filosófico é sistemático, pois sua base é a reflexão que busca ser a melhor opção de solução para os problemas; é um conhecimento elucidativo, pois não busca explicar o mundo, mas sim esclarecer e delimitar com precisão os pensamentos, conceitos e problemas que de outro modo ficariam confusos; o conhecimento filosófico é crítico, pois rege-se por aquela disposição metódica pela qual não se deve aceitar nada sem exame prévio; e por fim o conhecimento filosófico é especulativo, pois tem atitude teórica, abstrata, que envolve os problemas numa visão total.
Conhecimento Religioso
O conhecimento religioso ou teológico representa as verdades que os homens obtiveram mediante a aceitação de dados da revelação divina, da fé. São os conhecimentos obtidos por meio de livros sagrados como a Bíblia, o Alcorão e o Tora. Esses conhecimentos são considerados indiscutíveis. Suas evidencias não são verificadas, pois se trata de uma atitude de fé diante do conhecimento exposto.