METODOLOGIA CIENTIFICA
COMPORTAMENTO
OPERANTE
TEORIA DA EVOLUÇÃO E REFORÇO
TEXTO: BAUM, W. M. (1999).COMPREENDER O
BEHAVIORISMO: CIÊNCIA, CULTURA E
COMPORTAMENTO, ED. ARTES MEDICAS, cap. 4.
BEHAVIORISMO RADICAL
COMPORTAMENTO É
TUDO AQUILO QUE O
ORGANISMO FAZ.
ENVOLVE AGIR (ABERTO)
PENSAR E SENTIR
(PRIVADOS OU
ENCOBERTOS)
NATUREZA MONISTA DO
HOMEM: CORPO E MENTE
INTEGRADOS
behaviorismo
Radical
Skinner
Análise do comportamento (pensar, agir e sentir)
Monista
Consciencia
COMPORTAMENTO
OPERANTE
Início do conceito: THORNDIKE,
1888. Fez um experimento com gatos e após análise entre Rs e Ss conseqüentes extraiu um princípio básico: a Lei do Efeito.
ESTUDOS INICIAIS
olharbeheca.blogspot.com
Para garantir a "motivação" do animal, era colocada uma porção de alimento do lado de fora da gaiola, de maneira que o gato não pudesse alcançá-lo do lado de dentro do dispositivo. À medida que o gato era reintroduzido na caixa, o número de tentativas até obter êxito diminuia.
Thorndike também deu grandes contribuições à psicologia educacional, sendo considerado um dos precursores desse campo do conhecimento, já que em 1903, ainda na "infância" da psicologia científica, publicou um livro intitulado Educational
Psychology.
A aprendizagem operante ocorre como resultado de uma relação entre um estímulo e uma ação. Note que um estímulo pode ser antecedente ou conseqüente à ação. Inicialmente desenvolverei o conceito de operante considerando o estímulo conseqüente.
S (antecedente) R
S (conseqüente)
A Lei do Efeito
A Lei do efeito como proposta inicialmente: os organismos são sensíveis as conseqüências de seu comportamento, isto é, o comportamento aumentará futuramente em freqüência se for seguido por um estímulo reforçador; e diminuirá em freqüência se for seguido por um estímulo aversivo. Ex. da Lei do Efeito: tocar um instrumento. Definições:
Operante: classe de respostas, resposta que é alterada em