metodologia cientifica
Lakatos, Eva Maria e Marina de Andrade Marconi. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1995.
MÉTODOS CIENTÍFICOS
CONCEITO DE MÉTODO
“[...] o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”. (p.83)
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO MÉTODO
“[...] explicar a natureza vem desde os primórdios da humanidade, quando as duas principais questões referiam-se às forças da natureza,[...] e à morte”. (p.83)
“O conhecimento mítico voltou-se à explicação desses fenômenos, atribuindo-os a entidades de caráter sobrenatural”. (p.83)
“[...] o conhecimento religioso se voltou, também, para a explicação dos fenômenos da natureza e do caráter transcendental da morte, [...] a verdade revestiu-se de caráter dogmático, baseada em revelações da divindade”. (p.83)
“O caráter sagrado das leis, da verdade, do conhecimento, como explicações sobre o homem e o universo, determina uma aceitação sem crítica dos mesmos, [...]”
“O conhecimento filosófico, por seu lado, volta-se para a investigação racional [...] através da compreensão da forma e das leis da natureza”. (p.84)
“Não se buscam mais coisas absolutas ou a natureza íntima das coisas; ao contrário, procura-se compreender as relações entre elas, assim como a explicação dos acontecimentos, através da observação científica aliada ao raciocínio”. (p.84)
“[...] o conceito moderno de método (independente do tipo). Para tal, consideraremos, como Bunge, que o método científico é a teoria da investigação”. (p.84)
“As etapas assim se apresentam, de forma esquemática”: (p.85)
MÉTODO INDUTIVO
Caracterização
“[...] o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam”. (p.86)
“Uma