Metodologia Cientifica
A motivação tem sido considerada como um fator importante e aqui considerado especificamente no trabalho. A literatura tem mostrado que, desde a Antiguidade, existe uma preocupação com as razões pelas quais as pessoas agem ou pelas quais decidem o que fazer. Fatores que impulsionam as pessoas a fazerem algo, estão relacionados a uma hierarquia de necessidade como exercer um cargo, ter reconhecimento e progresso profissional, entre outros.
Ao longo do tempo, aconteceram mudanças que levaram a sociedade a ir atrás de outras formas de sobrevivência. Sabe-se que o ser humano a desenvolver qualquer tipo de atividade. Para Noronha (1985, p.75) utiliza-se de fatores internos ou externos que são responsáveis pela condução do objeto almejado.
Várias teorias foram criadas tentar explicar o motivo das pessoas irem atrás de seus objetivos e metas, resultado em muitas teorias sobre o que causa a motivação. Esta se refere ao modo de como o trabalhador se sente para trabalhar, com motivação ou vontade. Para isso, a motivação deve ser avaliada, levando em consideração a autonomia e as condições oferecidas.
Segundo Murray (1996, p.11), a motivação pode ser conceituada também como “o desejo inconsciente de obter algo” ou como “um impulso para a satisfação, em geral, visando o crescimento e desenvolvimento pessoal e como conseqüência o organizacional” o que causa, canaliza e sustenta o comportamento das pessoas, não sendo, porém a única influência no nível de desempenho daquelas.
Para Maslow, a motivação humana pode ser estendido a partir de diferentes referencias, e entre estas pode-se destacar o das necessidades humanas básicas, ordenadas, estas e em uma hierarquia de prepotências.
Assim o nível de motivação da pessoa é uma questão de harmonia no local de trabalho. Por este motivo, é preciso analisar os fatores responsáveis pela motivação e satisfação dos trabalhos, considerando isto um