Metodologia cientifica
O bom ensino que deve ocorrer não como um armazenamento de informações, mas, como formação de referências e desenvolvimento da capacidade de avaliação vai ser fundamental para a produção científica e tecnológica. Reflete, em seguida, sobre o chamado construtivismo e sobre o papel das instituições de ensino quanto aos objetivos do ensino e da pesquisa.
Procura demonstrar serem o ensinar e o aprender incumbências da escola enquanto que o fazer ciência é tarefa da comunidade científica, e que, um procedimento não se opõe ao outro. Ambos se complementam embora sejam distintos e com características próprias. processo que leva à capacidade de observação e de reflexão crítica.
Chega então à conclusão de que o processo da aprendizagem não se confunde com o da produção científica mas que deve antecedê-lo necessariamente.
Sobre o processo de construção do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa
Vera Rudge Werneck
Doutora em Filosofia, Universidade Gama Filho, Prof. de Filosofia Antropológica da Universidade Castelo Branco
Introdução
A precisão terminológica
Um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento do conhecimento humano advém da imprecisão dos termos utilizados na constituição dos saberes. Esta dificuldade gera confusões e inadequações de graves conseqüências.
Ensina a Lógica Clássica que os termos podem ser unívocos, equívocos e análogos.
Trabalha-se nas ciências, freqüentemente, com termos análogos sem que se dê conta de que são motivos de desentendimentos e dificuldades de toda ordem.
Termos de significados semelhantes, mas não idênticos devem ser esclarecidos, definidos, delimitados em sua compreensão para que se possa caminhar com maior segurança.
A noção de construção do conhecimento é uma dessas idéias análogas que têm mais de um significado, que pode ser tomada em sentidos diversos devendo ser esclarecida para poder ser melhor utilizada.
Basicamente, é entendida como construção de saberes universalmente