Metodologia Cient'ifica
2818 palavras
12 páginas
1 LIBERDADE DE EXPRESSÃODireito e Liberdade andam de mãos dadas, intrinsecamente ligados é mister que se faça valer o direito à liberdade, dentro dos parâmetros do Direito, de tal forma que a responsabilidade de nossos atos, nossos princípios de direito, assegurarão a nossa tão almejada liberdade.
Atualmente, a liberdade de expressão ganha muita conotação por ser constantemente retratada pela grande mídia, televisiva, escrita, falada. Mesmo em alta, esse assunto vem de longa data, na década de 60, em plena Ditadura Militar, os jovens buscavam a liberdade de expressão, reivindicava a redemocratização do país, a revolução sexual, a defesa do patrimônio nacional e foram incisivamente reprimidos, torturados, pois naquela época pensar em liberdade, era sinônimo de subversão para os ‘’Donos do Poder’’. Através de músicas e outras expressões artísticas, as pessoas buscavam fazer um protesto e mostrar sua revolta, mesmo que encoberta, para com o governo que abusava do poder da censura (outro fator amplamente repressor da liberdade de expressão).
Não tão obstante, o voto, que é a maneira mais efetiva de se exercer a cidadania no Brasil, passou por inúmeras restrições, como a exigência de uma determinada renda e a exclusão feminina.
Mesmo que hoje em dia tenhamos muitos direitos assegurados, e a livre iniciativa de pensar e fazer valer nossas opiniões, a luta pela liberdade de expressão deve ser constante e gradativa, pois sempre surgem novos assuntos que precisam do respaldo da mesma.
2 CENSURA
Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a circulação de informação. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.
O propósito da censura está na manutenção do status, evitando alterações de pensamento num determinado