Metodologia cadastramento SG
Concepção de um Sistema de Cadastramento que atue como ferramenta para modernização dos procedimentos administrativos, comerciais, financeiro e de planejamento da Prefeitura de São Gonçalo.
A qualidade da informação associada à forma de manuseio e tratamento das mesmas são os dois pontos principais para a adequada gestão do Município pela Administração Pública.
Dentro deste enfoque, foi concebido o Sistema de Cadastramento Imobiliário do Município de São Gonçalo, que apoiado em mapas digitais proporciona a possibilidade de implantação de um sistema de georeferenciamento, ou seja, consulta a dados cadastrais, armazenados em banco de dados alfanuméricos, simultaneamente com a sua localização geográfica.
Para tanto, cada unidade imobiliária cadastrada receberá uma identificação numérica, ora denominada de chave de acesso, relativa ao Setor, Quadra e Lote na qual a mesma está inserida.
Esta chave de acesso, constante no mapa digital e no banco alfanumérico, permitirá a interligação dos dois meios, que através de um programa externo poderá, por exemplo, identificar geograficamente e gerar relatórios de todas as inscrições em débito, todos os hospitais públicos existentes no Setor e mais uma infinidade de indicadores urbanos necessários a adequada administração e planejamento dos serviços públicos municipais.
A facilidade que o Sistema de Cadastramento concebido proporciona, funcionará como uma alavanca para o início do processo de modernização da Administração Pública de São Gonçalo, envolvendo todos os Sistemas da Organização, e a comunidade por esta assistida.
Visando melhor visualizar o Sistema de Cadastramento de São Gonçalo serão apresentados a seguir, de forma ilustrativa, a metodologia adotada e os benefícios advindos de sua implantação.
METODOLOGIA ADOTADA
Transformação das plantas cartográficas digitais em plantas cadastrais
Execução da Reambulação - Fechamento dos Lotes e confirmação do nome