METODOLOGIA ATIVIDADE NICA
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
ASPECTOS GERAIS DA GESTÃO TRIBUTÁRIA
NO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG
TEÓFILO OTONI
2014
ASPECTOS GERAIS DA GESTÃO TRIBUTÁRIA
NO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI/MG
TEÓFILO OTONI
2014
SUMÁRIO
1. CONTEXTO HISTÓRICO E ECONÔMICO DE TEÓFILO OTONI 3
2. O PAPEL DA GESTÃO TRIBUTÁRIA 5
3. AS PRINCIPAIS FONTES DE ARRECADAÇÃO DE TEÓFILO OTONI 6
REFERÊNCIAS 7
1. CONTEXTO HISTÓRICO E ECONÔMICO DE TEÓFILO OTONI
O interesse sobre a região do Vale do Mucuri existia desde o século XVIII, mas em razão da sua distância dos grandes centros de Minas Gerais, bem como das condições que eram descritas sobre a região, eram poucos os que se aventuravam. Com as missões que foram realizadas pelo Governo Imperial começava a se tornar possível o povoamento do Mucuri.
Em meados do século XIX, o político mineiro Theófilo Benedicto Ottoni, percebendo o potencial da região do Vale do Mucuri, começava adentrar a mata fechada, enfrentando todos os tipos de obstáculo, a fim de promover estudos para verificar a navegabilidade do Rio Mucuri. E, em consequência, também uma saída natural daquela região de Minas Gerais para o Oceano Atlântico, o que viabilizaria a expansão do comércio e a criação de uma companhia de navegação, para explorar o comércio nesta parte da província.
Através dos estudos realizados pelos engenheiros Vitor Renault e Christiano Wisevski, Ottoni fundava a “Companhia de Comércio e Navegação do Rio Mucuri” no ano de 1847, constituindo assim, uma empresa privada, mas que, por acordo, garantia impostos ao governo.
Às margens da cachoeira Santa Clara, foi construída uma estrada de rodagem. Em um ponto central desta estrada, Ottoni fundou em 07 de setembro de 1853, um entreposto comercial que levou o nome de Filadélfia, em homenagem à cidade americana que teve um rápido desenvolvimento.
Filadélfia era povoada por