metodo sga
As vésperas da Segunda Guerra Mundial, o Japão encontrava- se influenciado pelo militarismo e sua economia nas mãos da Zaibatsu, o sindicato dos grandes grupos econômicos. Desde 1936, o Japão havia se associado a Alemanha e a Itália no chamado Pacto de Eixo.
A economia japonesa teve um grande avanço após a segunda guerra mundial. Derrotado, o país recebeu uma grande quantidade de capital estrangeiro, principalmente norte americano, para sua reconstrução.
O Japão se reconstruiu muito rapidamente, o que foi surpreendente foi chamado de o milagre japonês. Em 1950 rebentou a guerra na península coreana, e o Japão se beneficiou de contratos militares dos EUA, e assim obteve uma ampla gama de suprimentos.
Em 1954 seus rendimentos médios retornaram a níveis pré- guerra. Eles fizeram um enorme progresso durante toda a década de 1950, os padrões de vida no fim da década alcançaram um numero 25% maior que no meio da década. Já em 1958 um estudo realizado pelo governo do Japão apontou que o país já tinha se recuperado totalmente da segunda guerra mundial.
A década de 1960 foi uma década de forte crescimento, muito pelo chamado “Plano Ikeda” que visava nada menos que dobrar a renda do país em apenas dez anos. A partir dai, para poder alcançar seus objetivos o governo japonês investiu fortemente na educação, na infra- estrutura do país e focou nas exportações para alcançar o resultado esperado.
E todas essas medidas deram resultado e de forma surpreendente o Japão alcançou suas metas, isso em apenas sete anos, ou seja, antes do prazo esperado.
Na década de 1970 o Japão passou a investir também no desenvolvimento industrial, tecnológico, tornado-se já na década de 1970 uma grande potencia mundial.
Hoje o Japão destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. A metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa.