ISO 14000
Introdução
Com o aumento da informação sobre a degradação do meio ambiente o perfil do consumidor mais exigente e que possui um poder aquisitivo mais elevado passou a ser tendencioso para a área de qualidade ambiental, ou seja, consumir produtos que possuem um selo e ou certificação de qualidade ambiental com a qual revela que a empresa possui critérios cujo as preocupações com a qualidade do produto está em todos os processos, desde a escolha dos insumos, meios de produção, destinação de resíduos e o meio ambiente sem prejuízos.
À medida que crescem as preocupações com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente, bem como a proteção da saúde humana, organizações de todos os tamanhos vem crescentemente voltando suas atenções para os potenciais impactos de suas atividades, produtos e serviços. O desempenho ambiental de uma organização vem tendo importância cada vez maior para as partes interessadas, internas e externas. Alcançar um desempenho ambiental consistente requer comprometimento organizacional e uma abordagem sistemática ao aprimoramento contínuo.
Historia
A ISO - International Standardization for Organization é uma organização não governamental sediada em Genebra, fundada em 23 de fevereiro de 1947 com o objetivo de ser o fórum internacional de normalização, para o que atua como entidade harmonizadora das diversas agências nacionais.
Noventa e cinco por cento da produção mundial estão representados na ISO por mais de uma centena de países-membros, os quais são classificados em P (Participantes) e O (Observadores). A diferença fundamental entre ambos é o direito de votação que os membros P têm nos vários Comitês Técnicos, Subcomitês e Grupos de Trabalho.
Para exercer seus direitos, é exigido que os países estejam em dia com suas cotas anuais de participação e atuem de forma direta no processo de elaboração e aperfeiçoamento das normas.
Objetivo