Metodo De Fellenius E Bishop
A análise de estabilidade de taludes se dá através da determinação de um índice ou grandeza que permita quantificar o quão próximo da ruptura um determinado talude se encontra levando em consideração um determinado conjunto de condicionantes atuantes (pressões neutras, sobrecargas, geometria, etc.). Para essa analise existem diferentes métodos:
Métodos analíticos: são baseados na teoria do equilíbrio limite, análise limite e nos modelos matemáticos de tensão e deformação.
Métodos experimentais: empregam modelos.
Métodos observacionais: baseiam-se na experiência acumulada com a análise de rupturas anteriores.
A análise por equilíbrio limite tem uma grande aceitação devido a simplicidade do método, ao nível de veracidade dos seus resultados e a relativa facilidade e baixo custo para se estimar os parâmetros de resistência do solo necessário para o cálculo neste método.
O fator de segurança (F.S) é um valor numérico que pode ser definido como a razão entre os esforços estabilizantes (resistentes) e esforços instabilizantes (atuantes).
As condições de estabilidade do talude serão analisadas de acordo como o valor do fator de segurança segundo a tabela abaixo:
EQUILÍBRIO LIMITE
As analises de estabilidade foram desenvolvidas, em sua maioria, baseados na teoria do equilíbrio limite. Os métodos de equilíbrio limite envolvem a analise da estabilidade assumindo que exista uma linha de escorregamento conhecida (planar,circular, mista, etc) sem considerar deformações e tensões ao longo da linha de deslizamento.
Os métodos de equilíbrio limite incorporam as seguintes hipóteses:
- A superfície de ruptura é bem definida;
- A condição de ruptura da massa de solo é generalizada e incipiente;
- O critério de ruptura de Mohr-Coulomb é satisfeito ao longo da superfície potencial de ruptura.
- O fator de segurança ao longo da superfície potencial de ruptura é único.
Os diversos métodos são diferenciados quanto a forma de superfície de