Metodo científico; pesquisa científica: conceito, tipos e tecnicas
PESQUISA CIENTÍFICA: CONCEITO, TIPOS E TECNICAS.
MÉTODO CIENTÍFICO
Um método pode ser definido como uma serie de regras para tentar resolver um problema. No caso do método cientifico, estas regras são bem gerais. Não são infalíveis e não suprem o apelo à imaginação e à intuição do cientista. Assim, mesmo que não haja um método lógico para conhecer ideias novas, descobrir problemas ou imaginar hipóteses (estas atividades dependem da criatividade do cientista), há um método para testar criticamente e selecionar as melhores hipóteses e teorias e é neste sentido que podemos dizer que há um método cientifico.
As perguntas básicas que qualquer pessoa faz ao se defrontar com novas informações, novas teorias ou conhecimentos, são: São concretos? Como se sabe que são corretos? É possível utilizar algum critério para distinguir os que são dos que não o são? O que garante a validade das informações para que se possa nelas confiar? Como se produz um conhecimento correto? Estas questões que apontam para a dicotomia que existe entre o saber e o não-saber, a humanidade as vem fazendo através dos séculos.
A questão do método científico esta interligada a este desejo de o homem ter procedimentos e caminhos seguros para alcançar ou produzir um conhecimento verdadeiro e o falso. As perguntas básicas que o método científico tenta responder e resolver, portanto, são: como proceder para se alcançar ou produzir um conhecimento? Como proceder para saber se ele é valido (verdadeiro) ou não?
Essas perguntas tiveram, em cada época, respostas diferentes, de acordo com a teoria da ciência vigente. A história da ciência mostra que houve várias teorias do método, cada uma estipulando padrões metodológicos, com critérios e cânones próprios para a aceitação das explicações e a validade dos experimentos.
A concepção da ciência moderna, influenciada pelo positivismo newtoniano, criou uma imagem dogmática de método científico. Essa imagem continua ainda em voga,