Metodo cientifico
O ser humano tem buscado ao longo de sua existência a compreensão de tudo o que o cerca. No entanto as explicações para os fenômenos da natureza ou para as ações e motivações humanas variam ao longo de sua evolução. A cada período histórico o homem, através de suas mentes mais brilhantes, constrói uma visão de mundo e de si mesmo. Essa visão é aceita até que novas descobertas ou novos acontecimentos históricos mudam radicalmente a forma como o homem se enxerga e de como interage como o mundo. Esses paradigmas norteiam as ações e reflexões humanas constituindo verdadeiros alicerces para a vida em sociedade.
Por isso torna-se necessário ao bom investigador do mundo contemporâneo a apreensão do longo processo de evolução de pensamento científico. Deve compreender a diferença entre conhecimento vulgar e conhecimento científico e também como os principais cientistas fizeram uso de ferramentas e métodos adequados para se chegar ao conhecimento científico como verdade válida e aceita ao seu tempo. Deve-se, por fim, aprender como fizeram esses pensadores para se afastar do que era aceito sem questionamentos e produziram algo novo e válido no seu momento histórico.
Muitas vezes não é dado valor ou mesmo não se percebe a contribuição de cada filósofo ou pensador para a construção de civilizações ou valores e crenças nela inseridos. Um ditado popular nos ensina: há mais dos mortos em nós