metodlogia cientifica
PRISCILLA SANTANA
LUCIANO VITOR
FRANCISCO CANINDÉ
METODOLOGIA DA PESQUISA ACADÊMICA
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA
NATAL/RN
2012
FRANCISCO CANINDÉ
JAILTON MARQUES
LUCIANO VITOR
PRISCILLA SANTANA
METODOLOGIA DA PESQUISA ACADÊMICA
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA
Este trabalho foi apresentado à turma de administração como requisito avaliativo para disciplina de Metodologia da Pesquisa Acadêmica referente à nota complementar do 2º semestre. prof.º Cláudio Márcio
Natal/RN 2012
Métodos de pesquisa
O que caracteriza uma ruptura epistemológica ou uma revolução cientifica é mudança na forma de realização da pesquisa, principalmente nas tórias e métodos utilizados. A palavra método vem do grego methodo e designa: ”ao longo de”-meta e “via, caminho” hodós (ARANHA e MARTINS, 2001).
Gil (2008) afirma entender por método, operações mentais técnicas que possibilitam a veracidade de um conhecimento para que este possa ser chamado de cientifico. Bervian e silva (2007) contribuíram com os conceitos já apresentados, afirmando que “nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos empregados na investigação e na demonstração da verdade”. De forma geral pode-se dizer que métodos são procedimentos ordenados de maneira a prover uma forma de realizar uma pesquisa em busca de conhecimento, a partir do momento que possibilitará ao pesquisador comprovar o objeto de estudo.
O método sempre foi estudo no âmbito da filosofia. No século XVII, os filósofos deram grande ênfase ao método como objeto de estudo e discussão, nesta época que os filósofos se preocupavam com o conhecimento, e então a ciência e o conhecimento são traduzidos para o centro da discussão (ARANHA e MARTINS 2001).
Histórico do método utiliza-se o senso comum ou