metildopa
A metildopa é um pó cristalino branco ou branco amarelado, ou cristais incolores ou quase incolores. É pouco solúvel em água, ácido acético glacial e metanol, muito pouco solúvel em etanol e praticamente insolúvel em éter etílico, também é solúvel em soluções diluídas de ácidos minerais. Seu poder rotatório especifico gira em torno de -25º a -28º em relação à substancia anidra.
b) Consulte as farmacopeias e anote o teor máximo e mínimo de metildopa permitido para a SQR e para a especialidade farmacêutica.
O teor mínimo de metildopa para a SQR é de 98,0% e o máximo é de 101,0%, enquanto para a especialidade farmacêutica o teor mínimo é de 90,0% e o máximo é de 110,0%, sendo os comprimidos revestidos.
c) A amostra desconhecida era metildopa?
A amostra G que foi analisada não foi identificada como metildopa, pois todos os ensaios feitos foram negativos para esse fármaco.
d) A especialidade farmacêutica continha metildopa?
Sim, os testes de coloração realizados indicaram resultado positivo para a presença de metildopa nos comprimidos.
e) Houve algum problema durante a execução dos testes?
Não.
f) Qual o objetivo das analises?
Reação de coloração para matéria-prima, padrão e especialidade farmacêutica – essa análise tem como finalidade a confirmação se a matéria-prima, o padrão e a especialidade farmacêutica continham o fármaco metildopa.
Determinação do poder rotatório – tem como objetivo determinar o poder de rotação especifica de compostos quirais, sua pureza óptica e determinar a concentração de uma substancia na