Metereolista
496 palavras
2 páginas
Transgênicos Guaraná, outubro de 2013
Introdução
Neste trabalho serão apresentados os alimentos transgênicos visando o conhecimento dos mesmos, o motivo pelo qual eles são modificados e os pontos positivos e também negativos dessa técnica. E a importância das devidas informações para os consumidores.
Alimentos Transgênicos
Objetivando o melhoramento e a qualidade, aumentando a produção e a resistência às pragas e visando lucro os alimentos são geneticamente modificados.
O DNA desses alimentos é modificado. E em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. E há produção de herbicidas através desses fragmentos que contém genes que a codificam. E as plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas das lavouras, não necessitando assim de certos agrotóxicos, e o mesmo pode acabar prejudicando a produção total.
Alguns produtos são modificados com a finalidade de um maior valor nutricional. Alguns vegetais são modificados para resistirem ao ataque de vírus e fungos, outros para que a produção seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho. Existem também alimentos que tem o seu amadurecimento prolongado, resistindo dessa forma por muito mais tempo após a colheita.
Alguns pontos positivos são observados ao modificar os alimentos: Aumento da produção; maior resistência a pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos); resistência aos agrotóxicos; aumento do conteúdo nutricional; maior durabilidade e tempo de estocagem.
E alguns pontos negativos também são observados: a seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas; eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas; aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas.
Apesar de muitas plantas serem cultivadas e analisadas pela Embrapa, a comercialização dessas especialidades ainda não está autorizada. Em