trabalho 2 semestre
A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação, processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de determinados objetivos; elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social. Já financeiro significa, relativo às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos.
Contudo, o conceito de planejamento financeiro tem-se a junção desses dois conceitos levados para um plano empresarial.
Sendo verificado a importância do planejamento para a condução das atividades de uma pequena empresa, consideramos a importância do planejamento financeiro mais especificamente, o que para Ross, Westerfield e Jaffe (1995) é a formalização do método pelo qual as metas financeiras devem ser alcançadas. O plano financeiro é uma declaração formal do que deverá ser feito no futuro.
Para Gitman (1997), o planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados .
Segundo Pereira apud Cruz (1998), por ser o orçamento um planejamento e controle a curto prazo, o mesmo possibilita a determinação de objetivos e ações a serem alcançados e executadas num período próximo, proporcionando assim um meio de coordenação de todas as funções típicas que uma pequena empresa precisa realizar como: compras, produção, vendas, financiamentos, recursos humanos, etc. Enfim, o orçamento formaliza, em termos quantitativos, os planos e os objetivos a serem alcançados á curto prazo pela empresa, os quais serão posteriormente comparados com os resultados efetivamente alcançados, permitindo a identificação de desvios e a tomada de medidas corretivas para que os resultados esperados