METEORO
O meteoro, também chamado de estrela cadente, é um fenômeno luminoso que pode ser observado a olho nu.
Meteoro consiste no fenômeno luminoso promovido pela entrada na atmosfera de partículas sólidas oriundas do espaço, denominadas meteoroides. Essas partículas adentram a atmosfera em altas velocidades, e o atrito gerado durante esse processo promove um belo espetáculo luminoso: o meteoro, também chamado de estrela cadente.
As partículas normalmente são consequência de interações de um cometa com a Terra, em que o material do cometa é deslocado de sua órbita; ou até mesmo quando a Terra cruza a órbita de um determinado cometa, desencadeando a chuva de meteoros.
Os meteoros são restos de planetas que não vingaram e são formados por rocha ou ferro e vagam no espaço por bilhões de anos. Eles podem ser atraídos quando se aproximam da Terra. Quando isso acontece, há uma explosão na hora do choque com a atmosfera.
Esse fenômeno é possível de ser detectado a olho nu e em algumas ocasiões há emissão de ruídos. A chuva de meteoros é caracterizada quando vários meteoros são observados em um curto espaço de tempo e parecem ser oriundos de um ponto em comum, chamado de radiante. Também existem os “meteoros esporádicos”, que ocorrem de forma isolada.
Embora os termos sejam sinônimos e a União Astronômica Internacional reconheça apenas uma definição abrangente para as Bolas de Fogo e Bólides, alguns astrônomos fazem a distinção:
Bolas de Fogo - quando o fenômeno atinge magnitude superior a um planeta (cerca de -4 ou mais brilhante)
Bólides (ou Bólidos) - Bolas de Fogo excepcionalmente brilhantes.
Diferença entre meteoro meteorito e meteroide