Metas Do Milenio 2
O programa tem como objetivo principal garantir que até o ano de 2015 (dois mil e quinze), todas as crianças tenham recebido uma educação de qualidade e concluído o ensino básico,independente de seu sexo. Tal objetivo foi aprovado e fixado pelas Nações Unidas, e aderido pelos 191 (cento e noventa e um) países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo é assegurar a sustentabilidade do planeta e o desenvolvimento global.
Indicadores utilizados para avaliar o cumprimento das metas.
Alguns meios devem ser inseridos para a avaliação do cumprimento das metas, estes, mobilizam integrantes interessados na melhor qualidade de vida e sustentabilidade do planeta, que presenciamtal desenvolvimento ou retrocesso dos objetivos por meio de congressos realizados internacionalmente todos os anos, avaliados e cobrados pela própria ONU.
Em uma visão mais ampla, programas são inseridos pelo governo com aintenção de auxiliar os municípios no alcance das metas, como exemplo, menciona-se o Brasil, que criou um canal de atendimento que disponibiliza a “agenda de compromissos dos objetivos do milênio”, na qualtraz informações para que, tanto as autoridades municipais quanto a sociedade, acompanhem com transparência os compromissos assumidos, desta forma reduzindo a desigualdade social e gerando o desenvolvimento local.
Evolução destes indicadores no Brasil
Uma série de iniciativas sociais vem sendo aderidas em prol aos ODM no Brasil, as quais buscam criar um esforço coletivo para o almejo dos objetivos e metas em prazo previsto, através de redes intersetoriais, fóruns de debates, conselhos e outros movimentos do gênero. Uma dessas experiências vem a ser a “Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade”, cujo evento propiciou a ideia de premiar práticas positivas de governos e organizações, estimulando novas ações e reconhecendo as já existentes, tal ideia foiconcebidapelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A partir disso o “Prêmio ODM