Metas de um sistema operacional
Esperam-se certas características dos sistemas operacionais, tais como:
*Eficiência;
*Robustez;
*Escalabilidade;
*Extensibilidade;
*Portabilidade;
*Segurança;
*Interatividade;
*Usabilidade;
A eficiência mede a capacidade de um sistema operacional de alcançar um alto rendimento em um baixo tempo de retorno. O rendimento mede a quantidade de trabalho que um processador pode concluir em certo período de tempo.
Um sistema operacional tem como uma de suas funções fornecer serviços a muitas aplicações, ou seja, um sistema operacional eficiente consegue oferecer o máximo de serviços em um menor espaço de tempo.
Eficiência S.O: ↑ Serviços ↓ Tempo gasto
A robustez faz com que um sistema operacional seja tolerante a falhas e também seja confiável. O sistema não falhará devido a erros isolados de aplicações ou de hardware e, se falhar, ele minimizará a perda de trabalho e evitará danos ao hardware do sistema. O sistema operacional fornecerá serviços a cada aplicação, a menos que o hardware no qual se confie falhe.
Robustez S.O: ↑Tolerância ↑Confiabilidade
A escalabilidade é a capacidade de usar recursos à medida que os mesmo são acrescentados. Se um sistema operacional não for escalável, rapidamente chegará a um ponto em que os recursos adicionais não serão utilizados totalmente, já um sistema operacional escalável pode ajustar imediatamente seu grau de multiprogramação.
Escalabilidade é um atributo particularmente importante dos sistemas multiprocessadores, à medida que novos processadores são adicionados ao sistema, idealmente a capacidade de processamento deve crescer proporcionalmente ao número de processos, embora, na pratica isso não aconteça.
Escalabilidade S.O: ↑Capacidade de uso de recursos adicionais.
A extensibilidade é a capacidade de um sistema operacional de adaptar-se bem a novas tecnologias e fornecer capacidades de estender o sistema operacional