metaplasmos
Metaplasmos por Transformação
Metaplasmo, também designado por metaplasma por alguns autores, é o nome que se dá às alterações fonéticas que ocorrem em determinadas palavras ao longo da evolução de uma língua, o que ajuda a compreender a etimologia de muitas dessas palavras. O metaplasmo pode ocorrer pela adição, supressão ou modificação dos sons.
Genericamente, um metaplasmo é uma alteração intencional do código, é exercício de criatividade sobre a língua. Os metaplasmos são praticados nos diversos níveis lingüísticos: gráfico, ortográfico, fonológico, gramatical.
Nosso interesse está voltado para o uso retórico dos metaplasmos, mas uma parte deles se difunde pelo uso e acaba levando à alterações diacrônicas do idioma. Além disso, existe uma relação estreita entre a criação de metaplasmos para uso retórico e a criação de léxico e gramática.
Metaplasmos são alterações que as palavras sofrem durante sua evolução do Latim para o Português.
Essas alterações são apenas fonéticas, conservando, as palavras, a mesma significação.
Os metaplasmos se dão de quatro maneiras:
1- por aumento;
2- por supressão;
3- por transposição;
4- por transformação
METAPLASMOS POR TRANSFORMAÇÃO
Degeneração: é o nome dado ao processo de transformação do fonema /b/ em fonema /v/..ou seja : é o nome dado ao processo de transformação do fonema /b/ em fonema /v/. Exemplos: assobiar > assoviar (forma registrada em dicionários); basculante > vasculante (ou vasculhante); e travesseiro
> trabesseiro,vassoura > (b)assoura; bravo; bra(b)o.
Desnasalação: é o nome dado ao processo de transformação de um fonema nasal a um fonema oral.
Ex: falando > falan(-)o; pôr > p(õe)r. / luna > lũa > "lua", bona > bõa > "boa", ponere > põer > poer > "pôr". virgem > virge; homem > home; benjoim > beijoim (forma registrada em dicionários); e fizeram > fizero. Dissimilação: é a transformação de um fonema para