METALURGIA
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Administração – Módulo II
RELATÓRIO SOBRE SIPAT 2013
Resende, RJ, Julho de 2013
Objetivo:
Relatar o funcionamento de uma empresa metalúrgica e seu funcionamento na área de segurança.
Introdução:
A metalurgia é o conjunto de técnicas que o homem adquiriu com o decorrer do tempo que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas. Os primeiros metais a serem descobertos foram os metais nobres, que por não reagirem com outros elementos podiam ser encontrados na sua forma bruta na natureza. Esses metais passaram a ser trabalhados quando se descobriu que o calor podia amolecê-los e trabalhá-los.
Desenvolvimento:
HISTÓRIA DA METALURGIA Com o domínio do fogo, surgia a possibilidade da metalurgia. Com exceção do ouro e, eventualmente, da prata, do cobre, da platina e do mercúrio, todos os metais praticamente existem na natureza apenas na forma de minérios, isto é, combinados com outros elementos químicos e na forma oxidada, e para extraí-lo e "purificá-lo" (isso significa separar o metal da sua combinação inicial e transformar este em substância simples. Provavelmente, a primeira produção de metal foi obtida acidentalmente, ao se colocar certos minérios de estanho ou de chumbo numa fogueira. O calor de uma fogueira (cerca de 200 °C e o carvão são suficientes para derreter e purificar estes minérios, produzindo um pouco de metal). Depois, o estanho e chumbo também podem ser derretidos e moldados numa fogueira comum.
Como a maioria de metais, o ferro não é encontrado na crosta terrestre em seu estado elementar, e sim combinado com o oxigênio ou com o enxofre. Encontra maior utilidade em ferramentas na forma de aço, uma liga de ferro com carbono.
A indústria metalúrgica básica compreende cinco grupos de atividades: produção de ferro-gusa e de ferroligas; siderurgia; fabricação de tubos, exceto em siderúrgicas; metalurgia de