Metalurgia do pó
Metalurgia do Pó é uma técnica de fabricação de produtos metálicos (ferrosos ou não ferrosos) obtidos através da conformação de pós metálicos seguido de tratamento térmico de SINTERIZAÇÃO, onde o material é submetido a temperaturas abaixo do ponto de fusão sob atmosfera controlada, conferindo-se propriedades físicas e mecânicas de acordo com as suas determinadas normas.
Custo-benefício
O efeito do custo-benefício é contemplado a nível material e dimensional. O primeiro, através da formulação da composição química e conseqüentes propriedades físico-mecânicas na medida exata da solicitação. O segundo é obtido sistematicamente pela compactação em ferramental específico garantindo geometrias e tolerâncias apertadas com alta repetibilidade.
O processo é ECOLOGICAMENTO CORRETO e exerce menor impacto ao meio ambiente (quando comparado aos processos convencionais) devido a melhor utilização da matéria-prima, menor consumo de energia e utilização seletiva de elementos de liga.
Injeção:
A injeção é o principal processo de fabricação de peças plásticas. Grande parte das máquinas de processamento de plásticos é injetora. Com elas podem ser fabricadas peças de miligramas até 90kg. A injeção classifica-se como um processo da moldagem. Na figura abaixo é apresentado à seqüência do processo de moldagem por injeção:
O processo por injeção é adequado para produção em massa, uma vez que a matéria-prima pode geralmente ser transformada em peça pronta em uma única etapa. Ao contrário da fundição de metais e da prensagem de durômeros e elastômeros, na injeção de termoplásticos com moldes de boa qualidade não surgem rebarbas. Desta forma o retrabalho de peças injetadas é pouco ou nenhum. Assim podem ser produzidas peças de geometria complexa em uma única etapa.
Em geral, apenas os materiais termoplásticos são moldados por injeção, mas os durômeros e elastômeros também podem ser moldados. Abaixo estão apresentados os tipos de materiais