Metalografia aço 1020 1040
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
TÍTULO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
São Bento do Sul
2014
1. OBJETIVOS DA TÉCNICA
A metalografia consiste em observar a microestrutura, determinando-se quais são os microconstituintes que a compõe. Os microconstituintes variam de acordo com o tipo de liga analisada e de acordo com os tratamentos térmicos, tratamentos mecânicos, processos de fabricação e outros processos a que o material haja sido submetido. Para os aços, os principais constituintes são:
•
ferrita: composta por ferro e baixíssimo teor de carbono;
•
perlita: composta por ferro e cerca de 0,8% de carbono;
•
martensita: resultante de tratamentos térmicos de têmpera;
•
austenita: constituinte básico dos aços inoxidáveis (austeníticos ou austeno-ferríticos). É uma fase sólida não magnética constituída de ferro na estrutura CFC
Além disso, o objetivo da metalografia é determinar o tamanho médio dos grãos, a
porcentagem de cada fase constituinte do material, a forma e o tipo de inclusões não metálicas, a forma e o tipo da grafite, no caso de ferros fundidos e outros dados específicos de cada liga.
Com estes dados, é possível identificar uma liga, prever o comportamento mecânico e o método como o material foi processado.
Este tipo de análise pode ser feito através da observação direta da amostra, utilizando um microscópio e os procedimentos de preparação da amostra.
2. Tipos de microscópios
•
Microscopia
Análise feita em um microscópio com aumentos que normalmente são 50X, 100X, 200X, 500X,
1000X, 1500X e 2500X.
Este tipo de análise é realizada em microscópios específicos, conhecidos como "microscópios metalográficos" ou "microscópios metalúrgicos". Este tipo de microscópio possui baixo campo focal, permitindo apenas a observação de superfícies perfeitamente planas e polidas. Em razão disto, a preparação metalográfica tem grande importância na qualidade de