Tecnico em Mecanica
Como sabemos, falhas mecânicas são sinônimos de problema, além de causarem transtornos financeiros podem comprometer o bom funcionamento de sistemas e até colocar a vida de pessoas em risco.
O que nos levou a refletir e analisar mais sobre esse assunto tão importante dentro da área da engenharia foi um componente que apresentou problemas após a quebra de dois dentes comprometendo assim todo o funcionamento do sistema. Trata - se de um pinhão de diferencial, com características de um aço 8620, próprio para a fabricação do componente por ser resistente ao desgaste com um núcleo de boa resistência mecânica e também à fratura.
Após analisarmos a peça, acompanhar seu processo de fabricação e esforços realizados pela mesma, chegamos a possíveis causas da fratura e procedimentos que se realizados, poderiam possivelmente ter evitado a falha.
Fundamentação Teórica
1- Conceituação Geral sobre Tratamento Térmico
1.1- Introdução:
A prática do tratamento térmico promoveu uma grande evolução por proporcionar redução de custos e economia de energia.
Essa evolução foi verificada também no setor de controle do tratamento como, por exemplo:
a) Utilização crescente de microprocessadores para controle das fases de operação;
b) Modernização das técnicas e equipamentos do tratamento térmico
c) Utilização de líquidos para resfriamento, a base de polímeros, em substituição ao óleo;
d) Fornos com isolantes a base de fibra cerâmica visando economia de energia;
e) Aperfeiçoamento da técnica de tempera superficial.
Porém o fator “operador de equipamento” é ainda um ponto de grande influência sobre a qualidade do tratamento, principalmente em pequenas oficinas onde a escala de procura industrial é pequena, por essa razão não é necessário o investimento em modernização.
O controle de temperatura do aço pode ser feito, como uma técnica primitiva, através da análise da coloração adquirida através do aquecimento conforme a tabela proposta no Chiaverini, Vicente –