metalica
Patologia das edificações: Ciência que estuda as origens, as causas, mecanismos de ocorrências, manifestações e consequências das situações em que os edifícios ou suas partes deixam de apresentar um desempenho mínimo pré-estabelecido.
Manifestações patológicas: Todas as manifestações, cuja ocorrência ao longo do ciclo de vida de uma edificação, venha a prejudicar o desempenho esperado do edifício e de suas partes (subsistemas, elementos e componentes).
Não Seria exagero dizer que o homem criou os edifícios, até certo ponto, à sua imagem e semelhança.
Assim como o ser humano tem ESQUELETO, os edifícios têm ESTRUTURA; Assim como o ser humano tem MUSCULATURA, os edifícios têm ALVENARIA; Assim como o ser humano tem PELE, os edifícios têm REVESTIMENTOS; Assim como o ser humano tem SISTEMA CIRCULATÓRIO, os edifícios têm INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS.
FATORES INTERNOS: ou endógenos, decorrem de deficiências de projeto ou execução da obra, falhas de utilização ou de sua deterioração natural, pelo esgotamento de sua vida útil - 60 anos, ou seja, fatores inerentes ou próprio imóvel.
FATORES EXTERNOS: ou exógenos, decorrem de ações impostas por fatores produzidos por terceiros, não previstos quando da execução da obra, provocados por ações involuntárias e voluntárias.
NATUREZA: forças não provocadas pela ação humana, previsíveis ou não – o homem não tem controle.
PATOLOGIA: falha, disfunção, defeito que prejudica a estética ou o desempenho da edificação ou de qualquer uma das partes.
Ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. No caso da construção, a patologia significa o estudo das anomalias relacionadas à deterioração da obra.
PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES: Ciência que procura, de forma, metodizada, estudar os defeitos dos materiais, dos componentes, dos elementos ou da edificação como um todo,