metal
Aço
Remoção de oleosidades (limpeza físico-química)
A remoção de todo óleo ou graxa, provenientes de contato com as mãos, óleos protetivos para armazenamento e transporte, óleos utilizados em corte, estampagem, trefilagem, pastas desmoldantes de polimento e quaisquer outros contaminantes deste tipo é essencial ser realizada antes mesmo de qualquer preparação complementar da superfície.
Soluções apropriadas de produtos alcalinos, emulsificantes, desengraxantes, vapor d’água e solventes são comumente utilizados. O método mais usual é por remoção com solventes.
Utilizando-se panos brandos e limpos, embebidos em solvente do tipo xilol, efetuando a troca frequente destes para assim obter uma efetiva remoção dos contaminantes.
Os procedimentos recomendados estão na norma SSPC -SP1.
Limpeza com ferramentas manuais
Consiste basicamente na remoção da camada de óxidos e outros materiais não muito aderentes por meio de raspagem, escovamento, lixamento e outros métodos ou ferramentas manuais.
Este método não apresenta boa eficiência na preparação de superfícies e corresponde ao método SSPC -SP2 e devem obedecer a ISO 8501 -1 ST2.
Limpeza com ferramentas mecânicas
Processo mais efetivo e menos trabalhoso do que a limpeza manual, porém de eficiência relativamente baixa, com o objetivo de remover a camada de óxidos e outros materiais não muito aderentes.
Consiste na limpeza minuciosa através de escovas de aço rotativas, ferramentas de impacto do tipo pistolas de agulhas, esmerilhadeiras e lixadeiras.
Neste processo, deverá ser tomado o cuidado de não polir a superfície metálica, uma vez que isto reduzirá a aderência da pintura subsequente.
No SSPC-SP3 estão descritos os métodos e estes devem obedecer a ISO 8 501-1ST3.
Limpeza por jateamento abrasivo
Método mais eficiente para a remoção da camada de óxidos e outras substâncias depositadas sobre a superfície, empregando abrasivos projetados a altas pressões.
Este tipo de limpeza é